terça-feira, 12 de abril de 2011

Natação combina com inverno?

às 17:06

O frio está chegando e com ele a dúvida: Devo manter meu bebê na natação durante o inverno?
E a minha resposta é sim!
Por que digo isso? Porque o inverno é a época do ano propícia para as doenças do sistema respiratório, como a gripe, rinite, bronquite e a asma. Muitos papais/mamães pensam que tirando o bebê da piscina neste período, o mesmo estará protegido destas afecções.
Do ponto de vista fisiológico, o exercício na água melhora o desempenho da musculatura respiratória, aumentando a capacidade ventilatória do bebê, consequentemente ajudando a diminuir a incidência dessas doenças. Nas crianças asmáticas que possuem a postura retraída, durante a natação corrigem estas alterações e deformidades torácicas.

E a gripe?
Bom, ela é uma doença infecciosa, ou seja, transmitida por meio de gotículas de saliva tendo como origem, nada mais nada menos que um vírus chamado influenza! Para a prevenção é preciso estimular a higiene das mãos do pequeno várias vezes ao dia, aplicar gotinhas de soro fisiológico no narizinho pelo menos quatro vezes ao dia, evitando o "entupimento" (ressecamento) nasal, oferecer bastante líquido à criança e evitar locais com aglomerações, como shoppings. Existe ainda a vacina contra gripe, onde crianças entre os seis meses e cinco anos devem receber a vacina anualmente, entre o outono e o inverno.
Se o seu filho ainda não foi vacinado, converse com o seu pediatra e discuta a idéia.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Fralda de Pano! Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez